Resultados

RELAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER OU COMUNICAÇÃO ORAL NO 3º CONINF

Veja a relação de trabalhos aprovados para serem apresentados durante o 3º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), que acontecerá de 26 a 28 de setembro de 2018, no Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna. As datas, locais e horários de apresentação de cada um dos trabalhos serão divulgados no dia 14 de setembro.


A apresentação dos trabalhos acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro, durante a realização do 3ª CONINF, no IFF Itaperuna. Os pôsteres (banner) deverão seguir obrigatoriamente o modelo do evento, com dimensão aproximada de 90cm x 120cm que pode ser acessado a seguir:

Baixe AQUI o modelo para apresentação do Pôster (Banner)


 
ÁREA 1 - CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Subárea 1.1 - Ciência e Tecnologia de Alimentos 
1. Análise físico-química e sensorial de amostras de café orgânico e convencional da região Noroeste Fluminense (Pôster)
 

ÁREA 2 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
 
Subárea 2.1 - Biologia Geral
1. Ações extensionistas do projeto Biologia no Cotidiano  (Pôster)
2. Aspectos culturais associados ao mosquito aedes aegypti: um direcionador de ações educativas visando promoção da saúde  (Pôster)
3. Aves urbanas e o ensino de Biologia  (Pôster)
4. Modelos didáticos no ensino de Genética  (Pôster)
5. O uso de aplicativos como recursos pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia (Pôster)
6. Programa Descarte Consciente de Medicamentos (Prodesc) e a logística reversa no município de Patrocínio do Muriaé-MG (Comunicação Oral)
7. Relações socioambientais e suas consequências no “valão” da Cehab, município de Itaperuna/RJ  (Pôster)
 
Subárea 2.2 - Bioquímica 
1. Cargas de jogos em uma temporada, sua relação com os níveis de CK e sua relação com o desgaste físico  (Pôster)
 
Subárea 2.3 - Microbiologia 
1. Casos de esporotricose em cães e gatos atendidos no hospital veterinário da UENF em Campos dos Goytacazes/RJ (Comunicação Oral)
 
Subárea 2.4 - Farmacologia
1. Benefícios da utilização da erva-de-são-joão (hypericum perforatum l.) na prevenção da Doença de Parkinson: uma revisão da literatura  (Pôster)
 

ÁREA 3 - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
 
Subárea 3.1 - Matemática
1. As teias (in)visíveis da Matemática: uma proposta de análise de conteúdos nos meios digitais  (Pôster)
2. Conceito de Proporcionalidade Direta e Inversa e sua Relação com Funções: Uma Sequência Didática para o seu Ensino e Aprendizagem  (Pôster)
 
Subárea 3.2 - Ciências da Computação
1. Alugando um imóvel na internet: como facilitar a vida do usuário em escolhas baseadas em requisitos de confiabilidade e reputação  (Pôster)
2. Análise do perfil do alunos evadidos nos cursos técnicos do IFFluminense Campus Itaperuna usando data mining  (Comunicação Oral)
3. Conhecendo o Q.I. das cidades do Noroeste Fluminense: qual a possibilidade de se tornarem cidades inteligentes?  (Pôster)
4. Ferramenta de categorização de documentos baseada em mineração de texto  (Pôster)
5. Framework para gerenciamento de redes sem fio de baixo custo aplicada a uma instituição pública de ensino (Comunicação Oral)
6. Prepro: ferramenta para pré-processamento de registros de execução de processos de software  (Pôster)
7. Revisapp: um sistema de apoio à realização de revisões técnicas formais  (Pôster)
8. Solução para controle de roteadores de baixo custo aplicada a uma instituição pública de ensino  (Pôster)
9. Uma experiência interdisciplinar no desenvolvimento de um projeto de software no curso de sistemas de informação  (Pôster)
10. Viabilidade de utilização do raspberry pi como ferramenta de trabalho em substituição aos computadores tradicionais  (Pôster)
 
Subárea 3.3 - Física
1. Influência magnética sobre a luz: o efeito faraday (Comunicação Oral)
2. Os perfis dos professores de física nas escolas públicas de Itaperuna e Porciúncula (Comunicação Oral)

Subárea 3.4 - Química
1. A Química na Copa do Mundo: um projeto a favor da educação (Comunicação Oral)
2. Análise comparativa, microbiológica e físico-química de amostras de solo de cultivo orgânico e convencional do café de duas áreas da região Noroeste Fluminense  (Pôster)
3. Análise da presença de formaldeído em amostras de produtos capilares utilizados na região Noroeste Fluminense (Comunicação Oral)
4. Análise dos parâmetros microbiológicos e físico-químicos do leite in natura em três municípios do noroeste fluminense  (Pôster)
5. Análise físico-química da água do bairro parque rosário na cidade de Campos dos Goytacazes: exercício de cidadania  (Pôster)
6. Análise físico-química de amostras de cerveja comercializadas no município de Itaperuna-RJ  (Pôster)
7. Aplicação do scratch no ensino da estequiometria: uma programação a favor da educação  (Pôster)
8. Avaliação da produção e composição do biogás obtido a partir de resíduos agropecuários  (Pôster)
9. Compostos fenólicos: uma revisão bibliográfica dos aspectos estruturais e benefícios nutricionais na uva tinta  (Pôster)
10. Condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis do município de Itaperuna-RJ  (Pôster)
11. Descarte sustentável dos meios de cultura utilizados no laboratório de microbiologia - estudo de caso no IFFluminense Campus Itaperuna-RJ  (Pôster)
12. Determinação de parâmetros físico-químicos da água pós-tratada no IFFluminense Campus Itaperuna  (Pôster)
13. Determinação de parâmetros físico-químicos em amostras do fermentado de jabuticaba (myrciaria jaboticaba vell berg) do município de Varre-Sai/RJ (Comunicação Oral)
14. Identificação de formol em amostras de leite comercializados no município de Itaperuna-RJ  (Pôster)
15. Interferência de concentrações de cobre proveniente da calda bordalesa no crescimento da cebola (allium cepa l)  (Pôster)
16. Investigação metabolômica das espécies de plantas medicinais conhecidas como boldo (Pôster)
17. Parâmetros físico-químicos em amostras de cachaça artesanal do interior de Minas Gerais  (Pôster)
18. Paul Sabatier e o ensino de Química: desmistificando os processos alimentícios  (Pôster)
19. Teste alelopático do extrato de erva de passarinho (struthanthus marginatus (desr.) Blume) na germinação e desenvolvimento de alface (lactuca sativa l.) e pepino (cucumis sativus l.) (Comunicação Oral)
20. Tratamento de efluentes urbanos: análise comparativa dos sistemas de tratamento de efluentes dos municípios de Itaperuna-RJ e Muriaé-MG  (Pôster)
21. Uso de oficinas experimentais como ferramenta de aprendizagem no ensino de química  (Pôster)
 
Subárea 3.5 - Geociências
1. Análise geoambiental da Laguna de Iriry, no município de Rio das Ostras/RJ como instrumento de apoio para gestão da unidade de conservação (Comunicação Oral)
2. Apontamentos de geomorfologia para o ensino de geoprocessamento (Pôster)
3. Muro de Gabião: uma alternativa para minimização da degradação ambiental a partir de elementos naturais (Pôster)
 
 
ÁREA 4 - CIÊNCIAS HUMANAS
 
Subárea 4.1 - Fiolosofia
1. A escola que sonhamos: relato de experiência sobre o projeto Âncora (Pôster)
 
Subárea 4.2 - Sociologia
1. A inclusão de portadores da síndrome de Down na sociedade (Comunicação Oral)
2. Ação afirmativa, permanência e desempenho escolar: uma análise dos alunos cotistas que ingressaram no ensino médio integrado do campus Campos Centro do IFFluminense  a partir de 2016/1  (Pôster)
3. Educação para o Século XXI (Comunicação Oral)
 
Subárea 4.3 - História
1. A denúncia social escravocrata em Navio Negreiro, de Castro Alves (Pôster)
2. A obra de Marcelo d'Salete: um novo olhar sobre a cultura afro-brasileira em sala de aula (Pôster)
3. Da Democracia Racial à Reparação da Dívida Histórica: a inflexão discursiva na política externa brasileira para o continente africano durante os anos Lula (2003-2010)  (Comunicação Oral)
4. O desafio da inserção do jovem no mercado de trabalho (Pôster)
5. Peste negra: do passado à contemporaneidade (Pôster)

Subárea 4.4 - Educação
1. A função social da escola no estudo de Gênero e Raça no século XXI (Comunicação Oral)
2. A importância de metodologias ativas por meio da construção de protótipos nos cursos de Engenharia EaD (Pôster)
3. A importância de uma estrutura física adequada em escolas de ensino básico e sua relação com o ideb (Comunicação Oral)
4. A Importância do PIBID na Formação Docente: Um olhar sobre o outro (Pôster)
5. A relação da violência urbana com a baixa escolarização de jovens no município de Campos dos Goytacazes (Pôster)
6. A inclusão de portadores de necessidades especiais e o papel do orientador pedagógico na educação escolar (Pôster)
7. A Influência Tecnológica no Engajamento Estudantil: Desafios à Gestão Escolar (Pôster)
8. A literatura infantil e a valorização da identidade negra (Pôster)
9. A necessidade de se formar alunos pesquisadores na Educação Básica (Pôster)
10. A Residência Pedagógica no IFFluminense (Pôster)
11. A Webgincana como Estratégia Didática para a Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Biologia (Pôster)
12. As variedades linguísticas nos textos orais sobre a organização do espaço geográfico (Pôster)
13. Acessibilidade no ambiente virtual de ensino aprendizagem moodle para deficientes visuais: análise das diretrizes de acessibilidade para web (Pôster)
14. Ações Integradas de Extensão, Ensino e Pesquisa sob a Ótica da Produção Audiovisual (Comunicação Oral)
15. Construindo pontes: diálogos entre a teoria e a prática da inclusão no Brasil a partir de experiências no PIBID e na Escola da Ponte (Pôster)
16. Diabetes Mellitus: um tema interdisciplinar para o Ensino de Bioquímica (Pôster)
17. Dificuldades de aprendizagem: uma construção social? (Comunicação Oral)
18. Divulgação Científica: a Liga Acadêmica de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense (Pôster)
19. Ensino Intergeracional: fios, teias, saberes e práticas para o ensinar e o aprender no ensino fundamental (Pôster)
20. Estágio Curricular Supervisionado: espaço de aprendizagens à formação de licenciandos (Pôster)
21. Estilos de aprendizagem na Educação a Distância (Comunicação Oral)
22. História de Faz e Conta: Somos Todos Seres Históricos (Pôster)
23. Implantação de culturas orgânicas em escola infantil como ferramentas para práticas pedagógicas e nutricionais no município de Itaperuna, RJ (Pôster)
24. Jovens alunos do PROEJA: desafios da escolarização e projetos de futuro (Pôster)
25. Marketing Digital, comunicação e comportamento empreendedor (Pôster)
26. Medicalização na docência como fenômeno da precarização do trabalho em Santo Antônio de Pádua/RJ: Compreendendo os motivos existentes (Comunicação Oral)
27. Multiplicadores da consciência ambiental (Pôster)
28. O papel da sala de atendimento educacional especializado na inclusão de alunos com necessidades especiais: um estudo de caso (Comunicação Oral)
29. O estudo da vida para a vida: a percepção do aluno do Ensino Médio Integrado sobre a importância do ensino de Biologia (Pôster)
30. O século XXI: A importância do gestor em EaD para os polos presenciais (Comunicação Oral)
31. O Uso de Aplicativos como Recurso Didático na Disciplina de Desenho Técnico (Pôster)
32. O uso de maquetes no ensino da geometria descritiva (Comunicação Oral)
33. Oficinas de Aplicativos Educacionais: ações do projeto ELO para a formação de multiplicadores digitais (Pôster)
34. Panorama Geral da Educação Jovens e Adultos em Itaperuna no Ano de 2017: Ênfase na Rede Municipal de Ensino (Comunicação Oral)
35. Pesquisa exploratória para levantamento de dificuldades vivenciadas pelos alunos dos cursos de engenharia de uma IES aplicada como atividade da disciplina de Introdução à Engenharia  (Pôster)
36. Qualidade dos serviços públicos prestados no Campus Venda Nova do Imigrante do IFES: Há diferenças entre os turnos? (Pôster)
37. Redes sociais na internet, em especial Facebook, como ferramenta educativa (Pôster)
38. Resistência das Escolas do Campo: estudo de caso no Noroeste Fluminense (Pôster)
39. Surdez: um dos diversos modos de vida (Comunicação Oral)
40. Um olhar sobre a interdisciplinaridade na Pós graduação: trajetórias e desafios no IFF Cambuci - RJ (Pôster)
41. Utilização de metodologia ativa como ferramenta no processo de ensino aprendizagem da disciplina de Projeto Integrador de uma IES (Pôster)
 
 
ÁREA 5 - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea 5.1 - Direito
1. A Lava Jato e a Cooperação Internacional contra os Crimes Econômicos (Comunicação Oral)
 
Subárea 5.2 - Administração
1. Gestão pública e direito a acessibilidade em ambientes construídos de uso coletivo  (Pôster)
2. Gestão pública focada na infraestrutura urbana (Pôster)
3. Um estudo de caso sobre a aplicação da demolição seletiva como requisito para a obtenção da certificação leed  (Comunicação Oral)

 
ÁREA 6 - ENGENHARIA
Subárea 6.1 - Engenharia Elétrica
1. Acessibilidade e Mobilidade urbana para cadeirantes (Comunicação Oral)
2. Aquecedor solar de água: o que é? (Pôster)
3. Automatização de ar condicionado com o uso de CLP (Pôster)
4. Avaliação do Nível de Iluminação nas salas de aula do IFF (Pôster)
5. Braço Robótico Manipulado através de Movimento Humanos (Pôster)
6. Dispositivo de proteção contra surtos (DPS): um estudo de caso no IFF (Pôster)
7. Eletricidade Estática e suas manifestações no cotidiano (Pôster)
8. Entendendo a célula-combustível no ensino médio (Pôster)
9. Geração à passos largos (Pôster)
10. Geração de Energia em Usina Hidrelétrica: aprendizagem a partir de um protótipo (Pôster)
11. Modelagem e simulação de um motor de indução no software de transitórios eletromagnéticos PSCAD/EMTDC e aferição do modelo via testes práticos (Comunicação Oral)
12.  Uma visão sobre a rede de distribuição 220/127V de Itaperuna (Pôster)
 
Subárea 6.2 - Engenharia de Produção
1. A importância da análise ergonômica do ambiente de trabalho (Comunicação Oral)
2. Diagnóstico do clima organizacional de uma escola municipal em Natividade - RJ (Comunicação Oral)
3. Influência da taxa de congelamento na velocidade de sublimação durante o processo de liofilização de um produto imunobiológico (Comunicação Oral)
4. Sistema de controle de acesso por RFID (Comunicação Oral)

Subárea 6.3 - Engenharia Sanitária
1. Estado da arte da produção de biogás a partir da digestão anaeróbia de soro de leite e dejetos suínos (Pôster)
2. Gestão pública focada no saneamento ambiental – Estudo de caso em Varre-Sai/RJ (Pôster)
 
Subárea 6.4 - Engenharia Mecânica
1. A gestão de resíduos da construção civil na cidade de Itaperuna-RJ (Pôster)
2. A importância do tratamento térmico em elementos de máquinas de transmissão de movimento para aumento da resistência ao desgaste (Pôster)
3. Alterações estruturais de uma ponte rolante monoviga de perfil I (Pôster)
4. Análise Comparativa entre estrutura metálica e estrutura de concreto (Pôster) 
5. Análise de características microestruturais e mecânicas de Aço SAE 4140 submetido a tratamento térmico de têmpera (Pôster)
6. Análise do Rendimento térmico de uma bancada didática de ar condicionado do Laboratório de Refrigeração do IFFluminense Campus Itaperuna (Pôster)
7. Avaliação da associação de bombas em série e paralelo (Pôster)
8. Avaliação da dureza superficial de um pinhão após tratamento térmico (Pôster)
9. Avaliação da qualidade da água de chuva para aproveitamento com fins não potáveis em habitações (Comunicação Oral)
10. Comparação da Condição de Superaquecimento e Sub-resfriamento de uma bancada didática de ar condicionado com válvula de expansão termostática e com tubo capilar (Comunicação Oral)
11. Dimensionamento de painéis metálicos enrijecidos - Recomendações práticas da Det Norske Veritas (Comunicação Oral)
12. Ensaio de tração em tiras de tecido de juta (Pôster)
13. Estudo comparativo entre bomba centrífuga e volumétrica (Pôster)
14. Estudo da utilização de resíduos do processo de fundição em areia verde na confecção de blocos solo-cimento (Comunicação Oral)
15. Interferência do recozimento na dureza de um aço SAE 4340 temperado (Pôster)
16. Mecanismo eletroquímico de corrosão e proteção catódica (Pôster)
17. Motor ciclo Otto didático (Pôster)
18. Projeto e Construção de matriz metálica para fabricação de compósitos de juta (Comunicação Oral)
19. Proposta de construção de moinho de bolas de baixo custo para moagem ultrafina de sólidos em laboratório (Pôster)


ÁREA 7 - LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Subárea 7.1 - Linguística
1. A Guerra Memeal na Copa do Mundo 2018: um estudo das implicaturas conversacionais no Twitter (Pôster)
2. A interação Libras – Língua Portuguesa em Muriaé-MG: um estudo de caso (Pôster)
3. A Sandy resolveu esperar! - Uma análise do teaser #ResolviEsperar La Casa de Papel da Netflix (Comunicação Oral)
4. Entre os caminhos da sociolinguística: onde está o português brasileiro? (Pôster)
5. Já parou para pensar o que você tem colocado na boca? - Análise do conscientizador discurso publicitário presente no vídeo “#paredechupar” (Comunicação Oral)
6. Textual reflection about the environment's ads - Uma proposta didática (Comunicação Oral)

Subárea 7.2 - Letras
1. A multimodalidade textual no Jornal: uma proposta de sequência didática para abordagem pedagógica nas aulas de inglês (Pôster)
2. A tour through the British Culture: uma proposta de sequência didática para trabalho com infográficos (Comunicação Oral)
3. Jornal IFFolha Itaperuna: os gêneros jornalísticos na escola (Pôster)
4. Literatura e História: o cinema como ferramenta pedagógica (Comunicação Oral)
5. Literatura e música: uma estratégia interdisciplinar (Comunicação Oral)
6. Machado de Assis: denúncias sócio-políticas sobre a lei de 13 de maio (Comunicação Oral)
7. O real e o imaginário como forma de evocação da memória e de autoconstrução na literatura infanto-juvenil (Comunicação Oral)
8. Por que não lemos Carolina na escola? (Comunicação Oral)

Subárea 7.3 - Artes
1. Coro IFFluminense: a experiência do campus Itaperuna (Pôster)
2. Diagnóstico sobre o ensino da arte no município de Italva-RJ (Pôster)
3. Fragmentos da memória musical campista: vida e obra de Anoeli Maciel (Comunicação Oral)
4. Gênero e Sexualidade: Diálogos Sensíveis na Formação Docente (Pôster)
5. Jogos teatrais através das mídias educativas: memes (Pôster)
6. O Ensino da Arte no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas: texturas humanas e a arte na educação profissional (Pôster)
7. Olhar com e sobre fotografia da cena (Pôster)
8. Processos de experimentação em Dança-Teatro: relato de um docente artista em formação (Pôster)
9. Repetição e Diferença na Dança-Teatro (Comunicação Oral)
10. “Teatro físico” pesquisa e experimentação unindo a interface “corpo e tecnologia” aplicada à cena (Comunicação Oral)